A Impontância do Projeto Paisagístico

No passado, os jardins eram feitos pelos próprios moradores que colhiam mudas dos vizinhos da casa de campo. Os anos se passaram e surgiram produtores de plantas ornamentais cultivando uma imensa variedade de plantas em uma grande escala comercial e assim são destinadas à venda nos garden centers espalhados por todo o Brasil.

O paisagismo sempre foi muito importante tanto na área urbana quanto na residencial. As pessoas sempre buscam uma rua arborizada para comprar ou construir sua casa. Essa quando pronta, a preferência é sempre para uma casa com jardim.

O crescimento do paisagismo se deve à conscientização das pessoas e dos órgãos públicos ligados ao meio ambiente. Junto com a valorização e desenvolvimento do paisagismo no Brasil, surgiram profissionais paisagistas que tem a importante função de projetar o seu jardim, realizar seus sonhos favorecendo uma excelente qualidade de vida que só a natureza proporciona.

Como profissional, entendo que este sonho não é algo tão fácil de ser comunicado e é no primeiro contato com o cliente que começa o trabalho do paisagista. O grande desafio de materializar sonhos.

Um projeto paisagístico residencial está intimamente ligado ao perfil dos clientes e este universo a ser criado depende da confiança entre cliente e profissional.

O paisagismo sempre é a última ação a entrar numa residência, sendo assim também é o último investimento do cliente, mesmo significando pouco em relação à área edificada, geralmente de 3% à 5% do custo total da obra, o cliente muitas vezes já não esta disposto a investir, ou já esta sem recursos disponíveis para a área mais importante de sua residência, onde talvez aconteçam os melhores momentos de suas vidas.

Portanto, se possível, o projeto paisagístico deve ser realizado juntamente com o arquitetônico para que haja um planejamento, quando isso não for possível devido a compra da casa pronta, solicite um profissional para fazer um projeto que realize seu sonho e seja viável ao seu investimento.


DICAS:

1 - A melhor hora para regar uma planta é pela manhã (bem cedo, logo ao nascer do sol) ou ao anoitecer, já para os gramados, o ideal é aproveitar o sol do meio-dia;

2 - Ao regar uma planta, é aconselhável que a terra esteja afofada, para que assim a água possa se infiltrar nos poros da terra a uma profundidade mínima de 20 centímetros. Isso é importante para que o vegetal desenvolva bem suas raízes, e, consequentemente aumente sua fixação no solo;

3 - Caso você plante Cactus, é aconselhável que o mantenha junto com outras plantas de características similares e em terrenos mais rasos. Como é sabido, esse tipo de planta armazena uma grande quantidade de água em seu interior, sendo sua rega necessária apenas casualmente;

4 - Não hesite em fazer seu próprio composto orgânico para adubar seu jardim a cada 3 meses. Cascas de frutas, folhas caídas de árvores, restos de alimentos como legumes, frutas, verduras, cereais e qualquer algum outro tipo de alimento não industrializado ou composto orgânico biodegradável pode se mostrar como um excelente adubo;

5 - Para afastar as formigas de seu jardim, utilize sal ou suco de limão. Caso você mantenha um jardim dentro de casa, faça pequenas "muralhas" de sal em volta do seu jardim. Caso o problema seja com plantas de vaso, despeje um pouco de suco de limão no pratinho que fica em volta do vaso. Isso deverá ser suficiente para afastar as formigas e vários outros insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© 2007 Template feito por Templates para Você